Olá, mamães!
O assunto de hoje é sério e está atormentando as grávidas e puérperas desde 2020, trata-se da amamentação em tempos de covid-19.
Todos nós sabemos da importância de oferecer o leite materno e durante a pandemia muitas mães ficam em dúvida sobre como agir de forma a garantir a alimentação do bebê e reduzir a chance de contágio, caso a mãe venha se contaminar com o vírus.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) aconselha que a mãe com diagnóstico positivo confirmado, se estiver em condições, poderá continuar amamentando se esta for a sua vontade. Assim, as mães deverão seguir as seguintes orientações:
Usar máscara facial, cobrindo completamente nariz e boca, durante a amamentação.
Evitar falar e tossir enquanto amamentação
Lavar bem as mãos, por pelo menos 20 segundos, antes e depois de tocar a criança, ou antes de fazer a ordenha.
Trocar a máscara após cada mamada.
Entre as mamadas, manter uma distância de dois metros, sempre que possível.
E já existem alguns estudos confirmando que mulheres vacinadas ou que tiveram covid-19 conseguem passar anticorpos para o bebê através do leite materno, ou seja, a amamentação é um fator de proteção para os pequenos contra este vírus! Se você não sabia, o sistema imunológico do bebê não está maduro para defendê-lo contra infecções e através do seu leite a mãe compartilha anticorpos, ajudando o organismo do bebê a se manter forte, saudável e menos suscetível a se contaminação por microrganismos.
E você teve covid-19 durante o período de amamentação? Conte aqui nos comentários como foi este período!
Compartilhe este texto com as mães que precisam saber destas informações!
Até a próxima!
Suellen Marques
Nutricionista
Consultora de amamentação
Comments