O leite materno pode ser ordenhado manualmente por meio de bombas extratoras em vários casos, como para a doação para bancos de leite, para recém-nascidos que por algum motivo não estejam aptos para mamar e também para a alimentar o bebê na volta da mãe ao trabalho. Todo esse processo deve ser realizado com higiene rigorosa para evitar qualquer tipo de contaminação.
Instruções:
Escolha recipientes de vidro com tampas plásticas e esterilize em água fervente por 15 minutos. Forre uma mesa com toalhas limpas ou toalhas de papel e coloque os vidros e as tampas, com a abertura para baixo, para que a água escorra e minimize o risco de contaminação pelo ar.
Amarre o cabelo, coloque uma touca e use máscara facial antes de realizar a ordenha.
Lave as mãos e as mamas com água e sabão neutro, seque com toalhas de papel.
Massageie as mamas para fluidificar o leite por pelo menos 5 minutos e inicie a ordenha (Figura 1). Se for usar bombas de extração de leite, leia as instruções do fabricante sobre como realizar a higienização do aparelho.
Realize a ordenha diretamente no recipiente esterilizado. Se for ordenhar várias vezes ao dia você poderá colocar o leite no mesmo recipiente usado nas ordenhas anteriores no mesmo dia.
Tampe e etiquete o recipiente colocando o dia em que o leite foi ordenhado e leve imediatamente para a geladeira ou freezer.
Se você realizar a ordenha no trabalho, lembre-se de levar uma bolsa térmica para transportar o leite para casa no fim do expediente.
E por quanto tempo o leite materno ordenhado poderá ser armazenado?
O tempo de armazenamento do leite dependerá do modo como foi conservado. Se for guardado na geladeira, deverá ser oferecido em, no máximo, 12 horas após a ordenha. Não coloque o recipiente na porta da geladeira, por causa dos choques térmicos ao abrir e fechar a porta e nem na parte de baixo, porque a temperatura neste local é mais alta. Guarde o recipiente nas prateleiras da parte superior ou no compartimento de armazenamento de frios, pois nestes locais as temperaturas são mais baixas, contribuindo para uma durabilidade maior.
Já se o leite for guardado no freezer/congelador, o leite poderá ficar armazenado por até 15 dias.
Como esquentar o leite para ofertar ao bebê?
O leite deve estar em temperatura ambiente ou levemente morno. Sempre teste a temperatura no dorso da mão ou retire e prove uma amostra, para garantir que o bebê não sofrerá queimaduras.
A maneira correta de esquentar o leite é no banho-maria. Deixe a água esquentar, antes de levantar fervura desligue o fogo e só então coloque o recipiente na panela, sempre mexendo para movimentar o leite dentro do recipiente.
Não esquente demais o leite e deixe para esfriar, pois ao aumentar demais a temperatura, o calor estraga diversos componentes, principalmente proteínas, alterando para pior as suas propriedades nutricionais. Além disso, no tempo em que o leite fica exposto até esfriar pode ocorrer contaminação.
Jamais esquente o leite no micro-ondas, principalmente se estiver congelado! O forno micro-ondas não esquenta os alimentos sólidos ou líquidos de maneira uniforme, ficando mais difícil de controlar a temperatura ideal, além de correr o risco de haver partes mais quentes e queimar a boca e o esôfago do bebê.
Espero ter ajudado com essas informações! Se tiver dúvidas, escreva aqui nos comentários e em breve responderei!
Um abraço e até a próxima!
Suellen Marques
Nutricionista
Consultora de amamentação
コメント