Você se sente perdido quando vai fazer suas compras no supermercado ou na feira? Você joga muita comida fora porque estragou na geladeira ou na despensa? Vai fazer aquela receita maravilhosa, mas no bem no meio do processo faltou um ingrediente importante? Pois é, atitudes simples fazem a diferença na hora de você se planejar e otimizar o seu orçamento. Veja abaixo 7 dicas para fazer diferente e evitar perrengues na cozinha e no seu bolso!
1. Faça lista de compras
Organização é a chave do sucesso para não comprar comida demais ou de menos. Além disso, de posse dos itens a comprar e suas respectivas quantidades, você já tem ideia de quanto vai gastar. Dica: A maioria dos supermercados realiza vendas online. Pesquise os preços em todos os concorrentes e saia para comprar ou realize o pedido pela internet os itens mais baratos de cada local.
2. Cuidado com promoções
Viu uma promoção irresistível e está louca para aproveitar? Cuidado, pense bem se vale à pena gastar a mais, se há espaço suficiente na geladeira/freezer/despensa para estocar os produtos, observe se o prazo de validade está muito próximo e se há tempo suficiente para consumo, veja as condições da embalagem.
3. Conhecendo alimentos novos
Sabe aquela comida com aparência bonita ou que parece exótica, que você nunca comeu e deu vontade de provar? Compre em quantidade pequena, pesquise sobre as melhores maneiras de consumir e teste o seu paladar. Se você gostar, ótimo, se não, foi pouco dinheiro perdido.
4. Atenção ao prazo de validade
Leia o rótulo, consulte sempre o prazo de validade, principalmente se você faz compras em grandes quantidades. Quanto maior for o prazo de vencimento, maior será a garantia de que poderá consumir os alimentos dentro do prazo.
5. Atenção à perecibilidade
Alimentos que estragam com facilidade devem ser bem higienizados, comidos rapidamente ou guardados de maneira correta na geladeira ou no freezer. Caso contrário, podem estragar e causar problemas intestinais, seja pelo desenvolvimento de microrganismos patogênicos ou de toxinas produzidas por eles.
6. Não vá às compras com fome
Ir às compras com a barriga vazia pode fazer você comer por impulso. Provavelmente você vai escolher alimentos mais palatáveis, de consumo imediato e ainda pode exagerar na quantidade, já que ao não comer com atenção, a percepção da saciedade fica prejudicada.
7. Não passe na seção das "tentações"
Para finalizar, evite passar nas seções onde estão expostos chocolates, doces, salgadinhos, biscoitos, enfim, guloseimas em geral. A chance de você ceder aos impulsos e colocar esses alimentos ultraprocessados no seu carrinho de compras é grande!
Espero que você ponha em prática essas dicas e consiga bons resultados!
Suellen Marques
Nutricionista e Consultora de Amamentação
Comments