top of page
Foto do escritorSuellen Marques

Como se manter em forma com as festas de fim de ano?

E as festas de fim de ano chegaram, Natal e Ano Novo trazem um dilema para quem está seguindo um plano alimentar (dieta), para quem quer se manter no peso adequado e ao mesmo tempo quer aproveitar a comilança das festividades!


Mas não há porque se angustiar, é perfeitamente possível conseguir se divertir, aproveitar essa época de confraternizar com os amigos e a família se mantendo em paz e dentro do planejamento! Não deixe que os “fiscais de prato” estraguem sua alegria, siga as dicas abaixo, seja feliz de forma plena e consciente:


  1. Sabe aquela estratégia de quem quer fazer a ida para o rodízio valer à pena: passar fome de dia e à noite comer bem muito tudo que tiver direito? Pois é, abandone já essa ideia, você vai comer muito mais do que deveria, sem necessidade! No dia da festividade, coma normalmente durante o dia e antes de sair faça um pequeno lanche, como se fosse uma “prevenção” para a comilança!

  2. Chegou à festa? Com certeza haverá uma tábua de frios à vista, cheia de queijos, salames, azeitona… E as castanhas, amendoins, pistaches? Nossa! Para não cair em tentação e perder o controle, pegue um prato pequeno (de preferência aqueles descartáveis festinha de aniversário, se houver), se sirva de tudo um pouco e limite-se à quantidade que você pegou.

  3. Quanto à bebida alcóolica, dê preferência aos vinhos e espumantes (champagne), pois ainda conservam boas propriedades nutricionais vindas da sua matéria-prima: as uvas. Em segundo lugar temos as cervejas, que ainda são fontes principalmente de carboidratos e, neste sentido, ainda trazem algum benefício. Em terceiro e último lugar, temos as bebidas destiladas, como vodka, cachaça, whisky, que são riquíssimos em calorias vazias e possuem teor de álcool altíssimo, de modo que com pouca quantidade podem levar seu planejamento fitness e a diversão a perder. Entre uma dose e outra, sempre tome um copo d’água, que mantém você hidratado e reduz os efeitos do álcool. Seu fígado agradece!

  4. Que tal tocar refrigerantes e bebidas açucaradas por drinks feitos com frutas + água com gás + gelo? Além de ficar gostoso, é nutritivo e permite uma infinidade de combinações, além de ser uma ótima opção para quem não quer ou não pode ingerir bebida alcoólica.

  5. Mesa servida, chegou a hora de partir para o ataque! Dê uma olhada nos pratos que serão servidos, comece a “estudar” como você vai se servir. Comece pelas opções de salada crua e cozida, capriche nas porções, mas se estiverem com maionese ou outros molhos, pegue porções menores. Em seguida, vá para as carnes, peixes, frutos do mar, são fontes de proteínas boas e vão garantir saciedade. Por fim, escolha os demais acompanhamentos e complete o seu prato.

  6. Para finalizar, não ataque a sobremesa assim que terminar de almoçar/jantar. Espere alguns minutos para dar tempo ao cérebro de fazer um “balanço” da quantidade que você já comeu e do “espaço” que ainda resta na barriga, dessa forma, você já ficará mais satisfeito com pequenas porções.


Viu que não é tão difícil manter o autocontrole, é tudo uma questão de planejamento, de usar estratégias para pegar de tudo um pouco, não passar vontade e chegar feliz no dia seguinte, sem culpa porque passou do ponto.


Conta aqui nos comentários quantas dessas estratégias você pretende colocar em prática!


Desejo a você um Feliz Natal e que no ano de 2023 você consiga alcançar todos os seus objetivos!


Suellen Marques

Nutricionista

Consultora de Amamentação


20 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page